segunda-feira, 28 de novembro de 2011

atividade de avaliação

Relatório da aplicação do plano de aula

 Apresentação
            O presente trabalho apresenta o relato da aplicação de um plano de aula desenvolvido em uma turma do 5º ano em uma escola da rede municipal de Camaragibe-PE. O plano de aula foi desenvolvido na turma do 8º período do curso de pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na disciplina Metodologia do ensino da história II, sob orientação do professor Ricardo Pacheco. O objetivo do relatório é apresentar a aplicação do plano, relatando as dificuldades encontradas bem como o sucesso atingido em sala de aula. O plano de aula foi pensado a partir da educação patrimonial, escolhendo como objeto cultural a ser estudado uma quadra localizada no bairro em que se encontra a escola. Pois, percebi que o espaço faz parte do contexto das crianças de forma significativa.

Métodos e técnicas

            O método utilizado para o desenvolvimento do plano de aula foi o da educação patrimonial. Em um primeiro momento fui à escola apresentar a professora e as crianças o plano de aula que eu desenvolveria com eles sobre a quadra. Pedi que pesquisassem e entrevistassem os pais e/ou vizinhos sobre a quadra para trabalharmos na próxima aula.
            Em outro dia marcado com os alunos anteriormente iniciei a aula a partir das pesquisas realizadas por eles. Em seguida, pedi que eles respondessem algumas  perguntas sobre a quadra. Após responderem pedi que lessem em voz alta para discutirmos em grupo.
            Finalizando  a aula no primeiro dia dividi a turma em quatro grupos para que cada equipe representasse a quadra da seguinte forma: 1º cartaz – como o grupo vê a quadra sendo utilizada diariamente. 2º cartaz – como a escola deles utiliza a quadra. 3º cartaz – como era o espaço da quadra antes de ter a mesma e o 4º cartaz – como eles gostariam que fosse a quadra. Salientando que os tipos de cartazes foram escolhidos a partir das discussões durante toda a aula.
            Na segunda aula alguns pais compareceram a escola e observaram as atividades realizadas pelos alunos sobre a quadra. Realizamos uma discussão juntamente com os pais e alunos sobre melhorias na quadra, escrevemos um texto coletivo e entregamos a diretora, pedindo a ela que se fosse possível entregasse ao prefeito ou alguém da prefeitura que pudesse conhecer os anseios da comunidade sobre a quadra.

Resultados e discussão

            A escolha de um plano sobre a quadra surgiu após perceber a importância que a mesma tem no contexto dos alunos. Segundo  Horta [1] o conhecimento crítico e a apropriação consciente por parte da comunidade e indivíduos do seu “patrimônio” são fatores indispensáveis no processo de preservação sustentável desses bens, assim como o fortalecimento da identidade e cidadania. Dessa forma, acredito que a aula contribuiu significativamente para que as crianças refletissem sobre o papel da quadra em suas vidas/realidade e vice-versa.
            As atividades foram desenvolvidas com êxito, exceto à ida a quadra (estavam colocando tela), por isso convidamos os pais para irem à escola. Todos participaram das discussões e opinaram sobre a quadra.
            Algumas falas me chamou mais atenção, por exemplo: muitos queriam que fosse um parque de diversões, outros que a quadra fosse coberta e maior. Sobre o uso, os alunos falaram que tem missa, vendem batatinha à noite, que a escola realiza gincana. Dessa forma, foi possível perceber o quanto os alunos estão apropriados no que se refere a quadra e como se interessaram pela aula, muito provavelmente pela forte influência que a quadra exerce no cotidiano dos alunos.
            Em suma, consegui aplicar o plano com sucesso, houve um grande envolvimento tanto da professora da turma, quanto dos alunos e de alguns pais, todos colaboraram. O  objetivo que os alunos se apropriassem do objeto estudado (a quadra), foi atingido satisfatoriamente. Pois, percebi o quanto eles fazem uso da quadra e reconhecem a importância da mesma. Portanto, acredito que reforcei e despertei nos alunos uma reflexão sobre este espaço.

Referências

[1] HORTA. Maria de Lourdes Parreiras. Educação Patrimonial.Disponível em:
<http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2003/ep/tetxt1.htm>

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